História do Sambo

História do Sambo (samozashchita bez oruzhiya - Defesa Pessoal sem armas).

Origem:

SAMBO é uma arte marcial universal. É baseado em muitos esportes e tipos nacionais de luta livre, bem como em vários sistemas de autodefesa.



Como começou

O SAMBO incorpora harmoniosamente, muitos elementos de tais tipos de arte marcial, como luta livre francesa, luta livre japonesa ( “judô”), azerbaijão “gül??”, Moldávio (“trynte”), boxe francês, (“savate”), luta livre nacional do Daguestão, antigo japonês (“jiu-jitsu”), mongol (“bukh barilda”), chinês (“shuai jiao”), armênio (“kokh”), tiviniano (“hapsagai”), georgiano (“chidaoba”) etc.

Linha do Tempo do Sambo

1938

Nascimento

A data de nascimento oficial do SAMBO é considerada 16 de novembro de 1938, quando o Comitê da União de Cultura Física e Esportes sob o Conselho de Comissários do Povo da URSS Ordem nº 633 "Sobre o Desenvolvimento da Luta Livre" foi emitido.

1947

O Nome “Sambo”

Quanto ao nome SAMBO, ele foi mencionado pela primeira vez no livro de V.A.Spiridonov “Autodefesa Desarmada (Treinamento e Competição)” publicado em 1928. No entanto, a abreviação não pegou de uma vez: a expressão “luta livre estilo livre ” foi comumente usado por algum tempo. O primeiro torneio aconteceu de 23 a 25 de novembro de 1939 em Leningrado, no Red Star Stadium. O tempo passou e a arte marcial recebeu oficialmente seu nome atual (Sambo) na reunião de primavera em 1947. A Federação de SAMBO da URSS foi fundada no mesmo ano.

1956 - 1957

Reconhecimento internacional

Ao longo dos anos, a SAMBO entrou no cenário internacional e recebeu reconhecimento no exterior. 1956 – os renomados lutadores G. Schultz e A. Karaschuk fizeram uma demonstração do SAMBO na prestigiosa Exposição Mundial em Bruxelas. Em 1957, ocorreu um amistoso entre atletas húngaros e soviéticos.

1963 - 1967

Primeiro Torneio

1963 – Foi criada a Associação SAMBO no Japão. Em 1966, a International Federation of Associated Wrestling Styles (FILA) reconheceu oficialmente o SAMBO como um esporte internacional de luta livre e decidiu competições internacionais regulares neste esporte. 1967 – O Primeiro Torneio Internacional aconteceu em Riga com a participação de representantes da Bulgária, URSS, Mongólia, Iugoslávia e Japão.

1972 - 1973

Primeiros Campeonatos

Em 1972, o primeiro Campeonato Europeu de SAMBO aberto aconteceu na mesma cidade. Atletas de 8 países participaram. 1973 – o primeiro Campeonato Mundial que se tornou uma arena para praticantes de SAMBO de 11 países aconteceu em Teerã.

1963 - 1967

Copa do Mundo e Mundial

Desde 1977, a Copa do Mundo SAMBO é realizada. 1979 – juntamente com o Campeonato Mundial para adultos, o Campeonato Mundial Júnior foi realizado.

1983 - 1984

Mundial Feminino e Criação da FIAS

Desde 1983, o Campeonato Mundial Feminino é realizado. 1984 – Assembléia da FILA decidiu estabelecer uma Federação SAMBO independente (FIAS). O espanhol Fernando Conte foi eleito presidente da FIAS. Nos anos seguintes, o desenvolvimento do SAMBO acelerou constantemente; a arte marcial ganhou mais adeptos.

2007 - 2010

União das Artes Marciais

Em 2007, o Mundial de Praga recebeu 332 atletas de 43 países. O XXXI World Championship entrou para a história como o primeiro torneio que uniu o esporte e as competições marciais em um único campeonato. Em setembro de 2010, o reconhecimento internacional da SAMBO foi confirmado pela inclusão nos Primeiros Jogos Mundiais de Combate SportAccord em Pequim.

SAMBO hoje e amanhã


Nosso esporte favorito se desenvolve ainda mais hoje.


Em 2013, o SAMBO será incluído no programa da Universiade em Kazan pela primeira vez, onde os praticantes do SAMBO de todo o mundo competirão pela liderança.


Além de ser um esporte de grandes conquistas, o SAMBO atrai milhares de pessoas unidas pelos valores, princípios e ideais desta arte marcial universal. SAMBO está disponível para crianças e veteranos, homens e mulheres. É especialmente importante que pessoas com deficiência física também possam praticar esta arte marcial.


O esporte fica cada vez mais popular; portanto, vários clubes de fitness incluem SAMBO em seus programas. Além disso, podemos agora observar o nascimento de um novo tipo - SAMBO de praia. Certamente, muitos outros eventos emocionantes estão reservados para nós, pois a autodefesa desarmada não tem limites.

Alguns Sambistas Famosos Na História





Atletas lutando - (fonte: FIAS)

Sambo no MMA


Os maiores representantes do Sambo no MMA e que ajudaram a difundir o Sambo para o mundo foram Fedor Emilianenko, Khabib Nurmagomedov e Oleg Taktarov.


Taktarov foi o primeiro dos três a se destacar no UFC ainda na década de 1990.



Volk Han (1961) é um sambista russo, lutador profissional e lutador de artes marciais mistas. Han também mostrou suas verdadeiras habilidades de luta ao chegar à final do Torneio King of Kings. Ele se aposentou após o fim do RINGS, mas permaneceu como treinador de MMA, fundando o famoso Russian Top Team e servindo como mentor do elogiado Fedor Emelianenko.



Fedor foi campeão absoluto do extinto Pride, e é considerado por uma boa parte dos entusiastas de MMA como o melhor lutador de todos os tempos. Khabib é um grande astro da atualidade no UFC e no MMA.

Leia mais sobre


https://sambo.sport/en/news/istoriya-sambo/


Para saber tudo sobre esse esporte que conquistou milhares de atletas pelo mundo, siga as nossas redes sociais e acompanhe a CBSA com as novidades sobre o esporte.