FEMININO DO SAMBO SERÁ MUITO BEM REPRESENTADO NO PAN E NO MUNDIAL

22 De Agosto, 2023

A atleta Polyana de Souza Campos é a grande esperança do Brasil no Sambo feminino. E essa afirmação não é leviana, pois os resultados em duas grandes competições de 2023 podem provar.


Atleta Polyana De Souza.

Polyana foi primeiro lugar no Campeonato Arnold Class, realizado em São Paulo, se classificando para o Pan-Americano. Além disso, também conquistou o Campeonato Brasileiro de Sambo, realizado em Mato Grosso, no mês de julho, classificando-se para o Mundial a ser realizado na Armênia, em novembro. A atleta faz parte da categoria feminino adulto até 65kg e acredita que tem grandes chances de medalhas para o Brasil, pois está na sua melhor fase, tanto técnica, quanto física. " Eu estou em treinamento regular de academia, além de treinar judô, jiu-jitsu e outros treinos direcionados ao Sambo", garantiu Polyana.


Polyana, Campeonato Arnold Class, 2023

Aos 27 anos, a atleta é do Amazonas, mas atualmente residente no Estado do Pará. A atleta cursa Educação Física e Administração, trabalhando, nesta ultima área, como meio de sustento econômico. Polyana pratica judô desde os 6 anos. Na verdade, o esporte sempre esteve presente em sua vida, pois já fez balé e natação. Contudo, ela reconhece que se identifica mais com as artes marciais.

"Meu primeiro campeonato foi aos 8 anos e competi com um menino, pois não havia nenhuma outra menina na minha faixa etária naquele evento. A partir dali, comecei a me destacar no esporte e não parei mais", lembra.

A família também é adepta do esporte. Os pais já são faixas pretas no judô. E a mãe fez o exame de faixa junto com a filha atleta, no mesmo dia. Mas o grande entrave de Polyana não é outra atleta adversária. Na verdade, o maior obstáculo é a falta de patrocínio. E esse pode ser o único motivo de deixar essa grande atleta fora das competições internacionais desse ano.

"Infelizmente, no Brasil, os atletas sofrem muito com a falta de incentivo financeiro e patrocínios. Ainda assim, tenho a esperança de conseguir o dinheiro de que preciso para ir às competições. A minha grande dádiva é que a nossa Confederação Brasileira tem me dado muito apoio e mostra comprometimento com o esporte, através do presidente Marcelo Capano e do diretor técnico da CBSA, Adalberto Corrêa. (Patrícia Merces dos Santos)

Para saber tudo sobre esse esporte que conquistou milhares de atletas pelo mundo, siga as nossas redes sociais e acompanhe a CBSA com as novidades sobre o esporte.